16 de dez. de 2013

Atividade 2: a mulher


1° Fragmento do texto: Um Escândalo na Boêmia

Para Sherlock Holmes, ela é sempre a mulher. Raras vezes o ouvi mencioná-la de outra maneira. Era de opinião que ela eclipsava e se sobrepunha a todas as outras mulheres, e isso não porque estivesse apaixonado por Irene Adler. Todas as emoções, particularmente o amor, aborreciam sua mentalidade admiravelmente equilibrada, fria e severa. Creio mesmo que era a mais perfeita máquina de raciocinar e observar que o mundo jamais viu, mas como namorado ficaria numa posição falsa. Nunca falava das emoções sentimentais, a não ser por brincadeira e com desdém. Achava que era magnífico observá-las nos outros e excelente desculpa para ocultar os motivos e ações humanas. Mas, para um calculista como ele, admitir tais intrusões no seu fino, delicado e tão ajustado temperamento seria como introduzir um fator de perturbação que podia criar dúvidas nas suas conclusões mentais. Um grão de areia num instrumento delicado ou uma lente rachada não se tornariam mais destrutivos do que uma emoção forte numa natureza como a sua. Entretanto, existia apenas uma mulher para ele, e essa mulher era Irene Adler, que lhe excitava o cérebro com dúvidas e indagações diversas. 
Leia o texto na íntegra aqui

Perguntas:


1. Que diferença há entre dizer "uma mulher" e " a mulher" ?



  • Com que possíveis intenções o narrador usa a segunda forma?
2. Que características de Holmes o narrador destaca com a metáfora "a mais perfeita máquina de raciocinar e observar" ?


3. Que metáforas o narrador usa para criar a sensação de que as emoções, especialmente o amor, atrapalhariam o temperamento lógico e racional de Holmes? Você acha que essas metáforas foram boas escolhas para sugerir isso? Por quê?


4. Agora, vamos jogar com as pistas dadas pelo narrador:



  • Holmes é a mais perfeita máquina de raciocinar e de observar.
  • Holmes despreza as emoções e o amor
Que interesse então o narrador nos permite imaginar que Holmes teria em Irene Adler? Arrisque suas hipóteses!

Envie as respostas clicando aqui


Metáfora: é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo. Fonte: Significados

Nenhum comentário:

Postar um comentário